Igreja de Pensalvos [Vila Pouca de Aguiar]

Fundada na Idade Média, a igreja paroquial de Pensalvos foi reconstruída no século XVII. Edificado em granito, o templo desenvolve-se em planta longitudinal composta por nave única rectangular e capela-mor com a mesma tipologia, mas de cércea mais baixa, tendo sido edificada, junto à fachada lateral esquerda, a sacristia.A fachada principal é rasgada ao centro por uma porta de moldura rectangular, encimada por óculo polilobado.
O conjunto é rematado por frontão triangular, ao centro do qual foi aberto nicho que alberga a imagem de Santa Eulália, padroeira do templo. Do lado direito do edifício, separada do corpo principal, foi erigida a sineira. O espaço interior, com coro alto de madeira, é coberto por tecto de caixotões de madeira com moldura de talha, pintados com cenas do hagiológio. Nas paredes laterais foram dispostos dois retábulos de talha, à esquerda dedicado a Nossa Senhora do Rosário, do lado oposto, a Santa Ana.
Ao centro abre-se o arco triunfal, revestido a talha dourada e policromada, que se estende até aos retábulos colaterais, de estilo joanino. A capela-mor, também coberta por tecto de caixotões de madeira pintados, alberga o retábulo principal, de estilo nacional, em talha dourada e policromada.

Fonte: www.patrimoniocultural.gov.pt/

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now