Igreja Matriz de Sernancelhe [Sernancelhe]

A Igreja de S. João Baptista apresenta planta longitudinal constituída por nave, capela-mor, capelas laterais, sacristia e torre sineira seiscentista, de traça quadrada, adossada à frontaria. Nesta rasga-se o portal principal românico, de arco de volta inteira com três arquivoltas – as exteriores são simples e a central é adornada por doze Anjos de asas abertas – apoiadas em colunas de fustes lisos e cilíndricos, coroadas com capitéis apresentando pequenas volutas. No assentamento das arquivoltas surgem dois nichos, cada um deles ostentado três esculturas sob dosséis representando os Evangelistas e S. Pedro e S. Paulo.
Este conjunto escultórico constitui um elemento invulgar no âmbito do românico nacional. Por sua vez, o tímpano, bem como os pináculos e o pequeno óculo nela existentes são mais modernos.
No que se refere aos cachorros que decoram o exterior da sacristia e capela-mor do lado norte importa dizer que representam utensílios e animais domésticos, bustos de mulheres, uma criança, uma pipa com uma estrela pintada a ocre, e uma mulher de mãos na barriga em evidente trabalho de parto.
A magnificência patrimonial deste templo, a par da diversidade artística do seu interior, conferem à Igreja de Sernancelhe a justíssima classificação de extraordinário exemplar do românico em Portugal. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now